Estes 3 exemplos documentais que apresento aqui, foram todos fotografados em filme de médio formato. Foram uma referência de trabalho para mim pois no inicio da minha actividade como fotógrafa consegui trasnferir-lhes algum cunho pessoal e qualidade. Usei-os como portfólio e editei-os em algumas publicações onde vim a colaborar.
Sobre eles reflito em varias tamáticas relacionadas com o registo documental: sobre o documento e um cunho autoral, sobre a sua importancia, permanencia e pertinência;  sobre o papel da fotografia nos dias de hoje e ainda e muito, sobre a generosidade e /ou inocência dos retratados. Não é tão fácil hoje fazer o mesmo e guardar memórias e arquivos sem que para tal ocorra uma prévia negociação.

CDCP

O Clube Desportivo do Cova da Piedade em Almada é um polo de contacto social e recreativo desde 1947. Local de convívio e proximidade para várias gerações este é um espaço de liberdade no modo como congrega todos os seus associados. Os treinadores gerem a prática desportiva de forma rigorosa com especial atenção pedagógica no futebol infantil que tem enorme adesão neste clube.
O seu carácter associativista permanece em instalções renovadas mas as imagens guardam a “patine” do seu estádio antigo onde os próprios dirigentes participam nos treinos e na manutenção das  velhas intalações.

Ventos de Leste

Em 2001 a comunidade os países de leste em Portugal, crescia diariamente em cerca de 1000 entradas por dia no país.  Todos sabemos e quase todos admiramos a capacidade de adaptação e de trabalho destas pessoas que indiscutivelmente nos são um exemplo próximo de coragem e capaciade de adaptação. 
Delas tiramos a prova de como podemos ser mais para além do que o estatuto de uma profissão ou de uma classe social.  Somos sim, tudo aquilo que fazemos. 

Fiz esta série de retratos enquadrada nos estudos do Ar.Co. e quis conferir, na sua forma minimal, um carácter também ele documental.

Plainspotters em Lisboa

Plainspotters são, tal como o nome e a tradução indicam, observadores de aviões. Pode-se observar porque sim. Pode-se observar para associar modelos de aviões, matrículas e companhias, com inúmeras conjugações possíveis, onde se podem atribuir até, graus de raridade e importancia.  Caçar uma observação de valor pode ser um objectivo. 
Há locais de eleição para observar o aterrar e levantar dos aviões. Há horas ideais pela frequência e tipo de tráfego e naturalmente pela disponibilidade de quem observa. Horas de almoço e fins de semana são horários nobres para os plainspotters mais amadores. Locais como as imedediações do aeroporto de Lisboa são luxo e uma felicicidade para os observadores dada a possibilidade de aproximação à pista. Nem o 11 de Setembro, nem a Alta de Lisboa conseguiram ainda vencer essa proximidade.