Exposições individuais

Trabalho de Campo
K Galeria
Outubro 2008

Na rua da Vinha, a KGaleria era o espaço vital do colectivo Kameraphoto que me convidou para alguns projectos e para realizar esta exposição com “Trabalho de Campo”.

800 m2
Galeria Municipal de Torres Vedras,
Outubro 2011

Expus este projecto duas vezes, uma delas foi na Galeria Municipal da Câmara de Torres Vedras, coordenada pela Catarina Sobreiro. Foi muito estimulante ter todas as condições de espaço e produção. Infelizmente falta-me, por enquanto, um registo fotográfico da mesma exposição. Pode visualizar em pormenor aqui.

Fresco
Largo do Intendente Intervenção em fachada, tela em andaime
Julho 2012

Na altura foi simplesmente um “projecto  de intervenção no Largo do Intendente”,  a convite da comissão do projecto Ai Mouraria, num momento crucial de requalificação e grande dinamização desta zona da cidade.  De “Fresco” baptizei-o mais tarde. Era isso mesmo que ali se passava sob muitos aspectos. A ideia começou assim

Exposições colectivas

Invasões Contemporâneas
Com Miguel Palma, Paulo Mendes, Pedro Loureiro, Pedro Amaral e Fernando Ribeiro

Dezembro, 2010

Os meus dois projectos: Trabalho de Campo e Praia-Mar, foram expostos na bibiloteca José Saramago, com o patrocínio da EPSON, integrados na exposição colectiva: Invasões Contemporâneas”, no âmbito das Comemorações do Bicentenário das LInhas de Torres. Esta exposição estendeu-se pelos seis conselhos intervenientes nas mesmas comemorações e cada autor expôs em espaços habitualmente abertos e usados pelo público. Assim, David Santos, então director do Museu do Neo-Realismo e curador deste projecto, reuniu seis artistas de quem elegeu trabalhos já produzidos anteriormente. Ao lado um texto breve com que o David Santos apresentou o referido trabalho.

“Na cafetaria da Biblioteca José Saramago, podemos encontrar um conjunto de fotografias de grande escala que, aparentemente, nos porjectam apenas alguns aspectos da experiência lúdica de veraneio. Porém, quando observada com mais atenção, essa série remete-nos para a ideia de uma dialéctica entre simbólicas ancestrais, através dos jogos, do relaxamento, da ordem e da comunhão. Como lugar de natureza em campo aberto, mas também de espaço público informal, a praia surge aqui ainda como metáfora do acampamento militar ou do treino de preparação para o combate, subtil ligação encontrada nos gestos das figuras e no aparato formal do enquadramento das imagens. De outro modo, na série “Trabalho de Campo”, observada no precurso das escadas e na zona de audiovisuais da Biblioteca de Loures, a artista apresenta-nos a singularidade contemporânea da ideia de vizinhança ou partilha territorial, nas tensões traduzidas pela disposição metonímica da arquitectura de habitação, explorando assim a imagem dos terrenos baldios, esses espaços por conquistar.”
David Santos, curador

Cinco Estrelas                                   800 m2 na Galeria da Escola Arte Ilimitada                                    
Com Cristina Lamas, António Poppe, Cristina Robalo e Rui Vasconcelos, Setembro 2010

Um grupo de artistas e um espaço deliciosos para  uma montagem auspicios, a convite da Benedita. 800 m2 ganharam aqui corpo pela primeira vez,  numa peça composta por 15 imagens de 72 x 57 com 10 cm de distancia entre elas. No total o painel mede 447 x 211 cms, contando com a margem de fora também. Impressão EPSON em jacto tinta sobre papel Fine Arte.  

Labor Lavor 1
Mail Art para Alice Geirinhas
Galeria Monumental

Setembro, 2017

Em paralelo com a exposição individual da Alice Gerinhas “Take me now baby, Here as I am” a artista convidou vários outros artistas para uma exposição de Mail Art  na mesma galeria. Aí foram expostos os trabalhos de pequenas dimensões enviados por correio normal. Desafiando este condicionalismo do envio pelos CTT, os conceitos e resultados foram os mais diversos criando um interessante painel colectivo que obrigava à aproximação e atenção detalhada do visitante. Eu optei por enviar  uma versão do “Labor Lavor” um trabalho de carácter “doméstico” para um tamanho doméstico. 

© Madalena, Museu de Angra do Heroísmo
K Galeria com o colectivo Kamereraphoto
Março 2007

 

Participei neste projecto colectivo  “Madalena” com a Kameraphoto, a partir da simples permissa de cada um realizar um retrato  da mesma e generosa Madalena. Ou seja: a Madalena vista pelos olhos de cada um de nós… ou talvez, a escolha da Madalena.

Artistas Seleccionados para o prémio Purificaion Garcia     
Concurso Internacional de Fotografia Purificacion Garcia
Madrid 2006

Este concurso foi criado em 2003 pela marca da designer de moda espanhola que lhe deu o nome e visa destacar autores fotógrafos espanhois e portugueses. Para além dos 3 primeiros lugares, são eleitos mais 10 concorrentes, também eles selecionados para a exposição.

Imagens de Colecção + Projecto Madalena
Museu da Imagem de Braga
Com o colectivo Kameraphoto

Janeiro 2007

O colectivo Kameraphoto explorava a pluralidade de olhares com uma intensa abordagem fotográfica, fosse ela dada através do retrato, das narrativas, das paisagens ou de outras categorias que queiramos impor.  Acima de tudo estes projectos demonstravam a capacidade poética e documental da fotografia, transpondo-a para um nível autoral consistente e  importante no panorama criativo da altura. Este projecto “Imagens de Colecção”  esteve exposto em diversos locais, incluindo o Museu da Imagem em Braga. Neste caso as Imagens de Colecção partilharam o espaço e o mote, com o projecto “Madalena”.

A Biblioteca e a Leitura  Concurso e exposição do Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Funcação Calouste Gulbenkian

Dezembro 2001

Este catálogo e exposição resultam do concurso de fotografia organizado pelo Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian. O concurso, direccionado para os estudantes de fotografia do país, elegia os trabalhos expondo-os itinerantemente pelas bibliotecas da FCG do país e editanto  este belíssimo catálogo. 

Finalistas e Bolseiros
Ar.Co
Junho 2002


O Ar.Co organiza todos os anos uma exposição de final ond apresenta os trabalhos dos alunos funalistas e bolseiros.  Para além da Bolsa BES es
te foi o meu último ano do Curso Avançado de Fotografia.

Finalistas e Bolseiros
Ar.Co
Junho 2001

Não sendo ainda finalista em 2001, participei na exposição de final de ano como Bolseira da Kodak, com grande entusiasmo pelas baixas velocidades de obturação !

Artistas At.Re                            Palácio da Ajuda, comemorações do bicentenário da Revolução Francesa Julho 1989

… para completar com imagens e texto …