MAGAZINES

Nesta página reedito as imagens dos trabalhos que realizei em vários conceitos editoriais. Os nomes desses conceitos são difíceis de atribuir, naturalmente envolvidos nos englesismos ou gírias profissionais e diluídos por vezes nas indefinições e multiplicidades dos projectos editoriais a que pertencem. Navego comercialmente ou profissionalmente num imaginário do editorial porque, no meu entender, se tratam de edições de fotografia e texto, editadas e publicadas. Realizadas para se enquadrarem num contexto específico, com um caráctar mais ou menos documental, mais ou menos aprofundado, num suporte de revista ou encarte de jornal, ou num tom mais corporate de divulgação comercial.  E dentro disso tudo, temos os acontecimentos, os espaços, os retratos, os objectos, os interiores, a comida, um tom, um pulsar. Este pequena confusão suportada por papel, ganha corpo e sentido. Outro sentido terá num display digital, muito diferente e com outras dinâmicas.

Mini International # 23 | Este trabalho foi encomendado pela revista alemã “Mini International” numa edição de 2008. Com a participação de vários fotógrafos como a Sandra Rocha e a Céu Guarda, foi-me destinado fotografar o “Cais da Pedra” para uma edição sobre Lisboa, numa altura e, que ainda não estava na moda para o turismo em massa mas para um certo tipo de jormalismo, artistas e designers era já uma descoberta.
O trabalho em si correu belissimamente e tinha uma condicionante fantástica: fotografar em filme e em médio formato. Incrível para os dias de hoje!

Grande Reportagem 192 | Em Julho de 2004 fiz o meu primeiro trabalho de “imprensa”, para a revista Grande Reportagem, em que fotografei para um artigo sobre a Companhia das Lezírias. Ainda usei filme negativo cor, no formato 6×6.

Revista NS | Lisbon Oceanarium Inside | Os bastidores e actividades do Oceanário de Lisboa: como funcionam os vários sectores deste pequeno grande mundo sub-aquático | É estimulante fotografar um local como este, onde garantidamente se pode produzir um bom trabalho. Sugeri este portfólio para o encarte de sábado do DN, onde foi editado numa rubrica de conteúdos fotográficos, acompanhado de um pequeno texto. Consegui os contactos e as autorizações e andei vários dias ao rubro, entre o entusiamo e o espanto, numa admiração permanente por estas pessoas. Mostro-vos aqui o trabalho integral com as melhores imagens e com as que para mim fazem mais sentido para documentar um local único, com um planeamento de trabalho exemplar e financeiramente sustentável.